domingo, 14 de agosto de 2011

estratégias de gestão para pequena empresa


A missão e visão como estratégias de gestão para pequena empresa

Porque nem sempre é fácil declarar uma boa missão e visão e como fazer com que elas funcionem para além de direcionar, também impulsionar sua pequena empresa.

missão visão e valores definem a direção da empresa e quem vai junto
Mesmo empresas de grande porte, ainda são fundadas e funcionam sem uma missão e visão, ou simplesmente têm sua missão e visão declaradas as pressas, com a empresa funcionando enquanto navega a deriva.
Apesar de parecer tarefa fácil, declarar a missão e visão requer uma profunda imersão filosófica sobre o que a empresa e os que nela trabalham realmente se propõem a fazer, além do óbvio.
Quando não há um verdadeiro entendimento do que são a missão e visão da empresa, surgem declarações fracas como:
  • A missão da nossa empresa é gerar lucro
  • Trabalhamos em busca do sucesso sustentável
  • Ser a empresa número 1 do nosso ramo
  • Atingir excelência com produtos de qualidade
Estes são exemplos de missões voltadas para dentro, estão mais próximas do que seria a obrigação do que a missão. São missões egoístas, que não conseguem envolver e nem recrutar ninguém.
Porque se preocupar com missão e visão
A missão e visão da empresa não servem só para colocar num poster bonito no hall de entrada. Elas servem para estabelecer quem são as pessoas que constroem a empresa.
A empresa não é só um CNPJ, é também um conjunto de CPFs que deverão compartilhar de um sentimento, uma vontade comum.
Quando você contratar alguém deve esperar que essa pessoa, além de possuir as qualificações necessárias para o cargo, também compartilhe da missão e visão da empresa.
Agrupando essas pessoas é que se torna possível:
  • Criar e desenvolver uma cultura forte para empresa
  • Harmonizar os esforços e criar sinergia
  • Produzir algo realmente revolucionário
Como é viver sem uma missão e visão
Se a empresa não tem a missão e visão declaradas, as pessoas que nela trabalham começam cada um a impor, ativa ou passivamente, suas próprias missões e visões pessoais. O problema disso é que cada um pensa de um jeito diferente do outro e assim você consegue:
  • Pessoas brigando e discutindo sobre como fazer as coisas
  • Produção sem valores de prioridade (qualquer coisa serve)
  • Gente triste por não seguirem seus próprios princípios
Há momentos numa empresa em que os funcionários precisam fazer alguma coisa em detrimento de outra. Quando a dúvida surgir eles não terão uma missão e visão em que justificar suas decisões.
Assim, qualquer decisão vai servir e esse é o primeiro passo para um produto medíocre, um serviço mais ou menos, uma empresa que “sobrevive” e toma anos de vida do empreendedor.
Detalhando a missão e visão da empresa
É preciso entender muito bem o que são a missão e visão para fazer a declaração. Tá cheio de definição de missão e visão por aí. Vou concatenar e simplificar as definições de Andrade (2002), Porto (2008) e Jesus (2008) pra gente analisar mais fácil.
A missão deve:
  • Satisfazer uma necessidade do ambiente externo
  • Não deve simplesmente oferecer um serviço ou produto
  • Representar a razão de existência de uma organização
  • Abranger o propósito básico da organização
  • Transmitir valores a funcionários, clientes e fornecedores
  • Estar ligada não somente ao lucro, mas ao seu objetivo social.
  • Nortear os objetivos financeiros, humanos e sociais da organização
A visão deve ser:
  • A situação futura desejada a longo prazo
  • Uma meta ambiciosa
  • Um guia para a definição dos objetivos
  • O sonho da organização
  • O futuro do negocio e onde a organização espera estar
  • Um conjunto de convicções para onde deve seguir a organização
  • Um guia de como serão tratados os recursos materiais e humanos
Percebeu? Para dificultar um pouco mais, a missão e visão devem ser declaradas sucintamente, de preferência em um único parágrafo.
Como declarar a missão e visão da empresa
Eu pensei e pensei para conseguir extrair a missão e visão da minha empresa. Escrevi várias vezes e não ficava satisfeito porque algo parecia que estava faltando.
Os pensadores da administração dizem que você deve transmitir, através da sua missão, os valores da empresa a funcionários, clientes e fornecedores para que estes a sigam.
Só que tem perfil misturado nessa turma e não dá pra pensar numa missão para comunicar a clientes.
Funcionários e fornecedores são pagos. Isso facilita muito para que eles assumam a missão da sua empresa, afinal, como está escrito no dicionário, a missão também é: Uma função ou poder que se confere a alguém para fazer algo; um encargo, uma incumbência, uma obrigação, um dever a cumprir.
Um cliente não é pago para receber de bom grado uma obrigação, um dever a cumprir. Para o cliente a missão da empresa precisa soar como uma causa. As pessoas aderem a uma causa por vontade própria, por afinidade e semelhança.
Se a missão e visão da empresa movimentar e recrutar seus clientes, além dos funcionários e fornecedores que são pagos, você com certeza aumentará muito as chances da sua empresa crescer sem parar.
Mais um detalhe que não pode passar em branco.



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