PASSO A PASSO PARA EMITIR O PASSAPORTE
em
Se você vai fazer uma viagem internacional que não seja para América Latina (onde podemos entrar apenas com o RG) você precisará tirar seu passaporte. Veja um passo a passo do que é necessário fazer junto à Policia Federal (DPF) para emitir o seu documento da felicidade.
Primeiro você preenche o formulário eletrônico de solicitação e agendamento no site da PF. Será gerada a Guia de Recolhimento da União – GRU (taxa referente à emissão do passaporte). Pague a guia e depois se apresente no posto de atendimento na data e horário agendados levando os seguintes documentos ORIGINAIS:
1) Documento de Identidade – menores de 12 anos podem apresentar Certidão de Nascimento
- Pode ser: RG; carteira funcional expedida por órgão público; carteira de identidade expedida por comando militar (Bombeiro ou Polícia); passaporte brasileiro anterior; habilitação do DETRAN; carteira de profissão regulamentada por lei e CTPS.
- Se você já teve o nome alterado por casamento, divórcio ou por qualquer outro motivo do gênero, deve apresentar a certidão de casamento com as devidas averbações para comprovação.
- Se a alteração foi por decisão judicial, deve-se levar a certidão de nascimento atualizada.
- Observe a conservação do seu documento e o tempo de expedição, pois a DPF pode recusa-lo caso esteja muito velho.
- Seu nome, data de nascimento, filiação e assinatura devem constar em pelo menos um documento (exceto os menores de 12 anos).
2) Titulo de Eleitor e comprovantes de que votou na última eleição (dos dois turnos se houver). Se você não tiver esses comprovantes, pode ir até a Justiça Eleitoral e pedir uma declaração.
3) Rapazes, essa é para vocês: Comprovante de quitação com o serviço militar obrigatório (a partir de 1° de janeiro do ano em que completam 19 anos até 31 de dezembro do ano em que completam 45).
4) Se você for naturalizado, leve o certificado.
5) Leve o comprovante bancário de pagamento da GRU no valor de R$156,07 (o boleto será gerado automaticamente depois do preenchemento) .
6) Se você já tiver um passaporte (válido ou não), apresente. Se não você poderá pagar o dobro do valor da GRU. Salvo se o documento houver sido roubado, furtado, extraviado. Nesse caso, preencha e apresente a Comunicação de Ocorrência com Documento de Viagem
7) Leve o CPF se o número não constar nos demais documentos. No caso de menores de 18 anos, apresente o documento dos pais ou do responsável.
PASSO A PASSO
Para solicitar, clique aqui. Caso tenha dúvidas, ligue no número 194.
Faça o agendamento clicando aqui.
Depois de confirmada a solicitação, a GRU será emitida, que tem um prazo de vencimento. Pague e guarde o comprovante.
Vá à DPF levando as documentações citadas acima. Leve também a GRU paga e o protocolo da solicitação. A foto será feita por lá mesmo. Não se preocupe em levar.
Aqui você pode acompanhar o andamento do seu passaporte.
No horário e local indicado, busque seu passaporte munido de documento com foto e assinatura. Depois disso é só embarcar e boa viagem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário