Poluição nas lagoas de Jacarepaguá ameaça praias da Barra
As características e a coloração da água preocupam especialistas sobre uma eventual contaminação da região por algas potencialmente tóxico
O biólogo Mário Moscatelli acompanhou o fotógrafo Custódio Coimbra na visita à região, na manhã de segunda-feira. Ele disse que há um risco concreto de a mancha ser provocada pelas Microcystis, que se reproduzem nas Lagoas de Jacarepaguá há mais de 15 anos.
RIO - Do alto, uma grande mancha verde escorre pelo Canal da Joatinga. A imagem feita na segunda-feira durante um sobrevoo de repórteres do GLOBO sobre as lagoas de Jacarepaguá revela que a poluição continua a ameaçar as praias da Barra. As características e a coloração da água levantam a recorrente preocupação de uma eventual contaminação da região por algas potencialmente tóxicas, como a Microcystis aeruginosa. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) analisou as fotografias feitas pelo jornal e informou que vai analisar amostras de água para saber se a mancha é causada por alguma substância que ofereça riscos para os banhistas.
Mas, de acordo com a Gerência de Qualidade da Água do Inea, o fenômeno foi causado pela mudança da maré, que provoca o deslocamento das algas da lagoa até o mar. Essas algas, segundo o órgão, são comuns na lagoa e, sem a coleta de amostras, não é possível precisar qual a espécie delas.
A gerente de Qualidade da Água do Inea, Fátima Soares, garantiu que as praias e as lagoas da Barra são regularmente monitoradas. Apesar disso, ela afirmou que, se não houver análises recentes do trecho, novas amostras serão coletadas ainda hoje.
— A fotografia retrata uma condição de maré da hora em que foi feita. Naquele horário, a maré era de um metro e meio, vazava muita água da lagoa em direção ao mar — afirmou a diretora do Inea, acrescentando que há outro tipo de alga que cresce nas lagoas e não é tóxica. — A possibilidade de algas potencialmente tóxicas existe. Mas há outra que confere à água exatamente o mesmo aspecto e que nunca se mostrou tóxica em nosso ambiente aquático. Além disso, o mar tem uma hidrodinâmica monstra, que dispersa o material, bem diferente do que acontece na lagoa.
A Praia do Pepê, há alguns anos, já chegou a ser considerada imprópria devido à presença de algas tóxicas, que podem contaminar o pescado e causar câncer. Moscatelli criticou a postura do Inea.
— A atitude correta seria a prevenção. Se você sabe que há uma bactéria dispersa por todas as lagoas, que se reproduz com esgoto e calor, deve adotar ações preventivas. Não se pode brincar com a saúde das pessoas. Uma coisa é o banhista ter uma diarreia ou micose, outra é ter contato com uma substância que pode causar câncer de fígado — afirmou o biólogo, acrescentando que, no primeiro sobrevoo, às 10h, avistou a mancha entre o Quebra-mar e o posto de Grupamento Marítimo dos Bombeiros e, no segundo, por volta de meio-dia, já chegava à Praia do Pepê.
O trecho entre o Quebra-mar e a Praia do Pepê é normalmente considerado impróprio para o banho pelo próprio Inea, depois de uma análise dos níveis de coliformes fecais que chegam com as águas da lagoa ao mar.sunto emhttp://oglobo.globo.com/rio/poluicao-nas-lagoas-de-jacarepagua-ameaca-praias-da-barra-3902782#ixzz1li3F40LO . Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
ESCÂNDALOOOOOOO (MACRO DRENAGEM DE JACAREPAGUA)
ResponderExcluirO PROBLEMA: Veja o link que vcs mesmo publicaram!
http://oglobo.globo.com/rio/poluicao-nas-lagoas-de-jacarepagua-ameaca-praias-da-barra-3902782
A CAUSA: (Vejam o porquê dessa mancha tóxica)
http://noticias.terra.com.br/brasil/fotos/0,,OI109936-EI8139,00-vc+reporter+lagoa+de+esgoto+se+forma+em+via+do+RJ.html
A SOLUÇÃO: MACRO DRENAGEM DE JACAREPAGUA (vejam este link e o valor do orçamento)
http://www.rio.rj.gov.br/web/sbj/exibeconteudo?article-id=2220492
PREZADO JORNALISTA, O RIO MUZEMA DA FOTO RECEBEU ALGUM DESTES MILHÕES.....
MANDARAM LÁ 3 GARIS COM 2 CARRINHOS DE MÃO,JOGARAM UNS RESTOS DE ASFALTO ATERRANDO TUDO E DERAM A OBRA POR CONCLUÍDA.
PARA ONDE FOI O DINHEIRO?????????
E AS CRIANÇAS MORADORAS DA ENTRADA DO 48 NA COMUNIDADE DA MUZEMA QUE JÁ MORRERAM NESTE LOCAL VÍTIMAS DE LEPTOSPIROSE......
Então eu li os seu poste e realmente, é de indignar qualquer um. são 340 milhões de investimento, que começou em novembro de 2011, e ateé agora nada, tamto que essas reportagem são muito recente do dia 06/01/2012 segunda feira.
ResponderExcluirLamentavel.